7 atitudes essenciais para usar seu potencial ao máximo

Hoje eu vou passar dicas valiosas que aprendi com Nuno Cobra (ex-preparador físico de Ayrton Senna que usa conceitos do esporte para treinar executivos para a vida corporativa). Essas dicas vão te servir para a vida profissional e pessoal e, sobretudo, como um segredo de elevação máxima do próprio potencial nas diversas áreas da sua vida.

1. Tenha um espaço na própria agenda

A primeira dica é: verifique sua agenda. Provavelmente, há um espaço reservado para alguma reunião de trabalho, outros para as tarefas diárias, quem sabe, até uma confraternização. Mas tem algo agendado para você? Há algum horário dedicado apenas para estar consigo? Você precisa existir na própria agenda. Não importa o horário e a atividade – pode até reservar um tempo para não fazer nada. O que importa é priorizar a si mesmo e entender que isso vale a pena.

2. Entenda seus hábitos

O resultado do processo? A partir do momento que você se permite reservar um tempo para si, passa também a existir para si. Isto é, passar tempo consigo implica em observar-se e, como consequência, entender-se. Este círculo de reações é, segundo os especialistas, essencial para o processo de formação de profissionais de alto-desempenho. Sabe qual a razão? Ao olhar para dentro de si, você começa a enxergar os hábitos que determinam as ações cotidianas delas. E aí está a chave da questão. O hábito é uma resposta automática e involuntária perante o estímulo e isso não é liberdade, nem autonomia. É necessário trazer seus hábitos à tona para ter liberdade de escolha. E como consequência mudar as atitudes que estagnam a sua carreira e impedem você de se destacar.

3. Esteja onde você está (de verdade)

Onde você está agora? Você não pode estar nem no futuro e nem no passado. Tem que estar escutando e enxergando e atento ao que está acontecendo no agora. Acha simples? Mas quem se perde em meio às diversas informações que nos chegam ou se rende ao apelo das redes sociais sabe o quanto é difícil simplesmente se focar e estar por completo em uma atividade. O foco é a base para um trabalho feito com excelência.

4. Durma

Esta não é a primeira vez e nem será a última que você ouvirá essa dica. O sono pode ser sim considerado como um método de trabalho. Afinal, você só pode dar o que você tem. Caso não tenha energia para gastar, não terá energia para usar no trabalho e nas outras atividades que você se propuser. E a melhor estratégia para recuperar as energias gastas ao longo do dia? Dormindo.

5. Esteja em equilíbrio

Seja coerente com você mesmo. Esse é um ponto essencial, já que quanto mais você trabalha dentro do seu equilíbrio, melhor. A ideia não é apenas saber os próprios limites, mas o que o motiva ou desmotiva, o que rouba ou recarrega suas energias. Este é o caminho que vai dar na estrada de realizar todo seu potencial.

6. Vá além

Não se acomode nos seus próprios limites e vá além. Quando você torna o impossível em algo possível, você começa a questionar tudo o que é impossível. E assim, aumenta a capacidade de ação no mundo virando o protagonista da própria transformação.

7. Seja persistente

Para usar todo seu potencial, não vale desistir assim que o primeiro obstáculo despontar no caminho. Pode até soar clichê, mas persistência é fundamental. Não há nada que resista ao trabalho com dedicação e obstinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *