Aproveite melhor o seu tempo!

Atualmente, vivemos num estilo de vida em que temos que transformar o nosso tempo e deixa-lo cada vez mais produtivo.

Isso pode ser desafiador!

As queixas sobre como organizar a agenda ou como conseguir aliar as demandas pessoais e profissionais têm sido cada vez mais frequentes. Uma vez que, faltam organização e comprometimento em relação aos compromissos – conceitos fundamentais para que se tenha um bom aproveitamento das rotinas de trabalho.

Portanto, é essencial ter a real percepção das dificuldades que podem comprometer a gestão dos processos e assumir o compromisso de adotar novos hábitos e comportamentos que contribuam para o contínuo desenvolvimento. E durante o processo de adoção das novas práticas, os profissionais podem desistir ao encontrar obstáculos. São comuns sentimentos de frustração, incapacidade e incompetência, seguidos da percepção de que nada funcionou.

Assim, o conceito de otimização das rotinas de trabalho podem ser alicerçadas ao processo através de três premissas básicas: planejamento, disciplina e determinação:

Planejamento

É necessário ter uma direção, um caminho bem traçado sem possibilidades de erros. Uma diretriz estruturada faz toda a diferença entre o sucesso ou fracasso das iniciativas.

Disciplina

Implica em manter-se fiel ao plano de ação dos objetivos traçados seguindo-os à risca – com uma percepção positiva dos fatos, obstáculos existem para nos tornar mais fortes.

Determinação

Traduz a decisão firme de ser fiel à execução do plano de ação, contrapondo as dificuldades encontradas e cumpri-la conforme se propôs. Se não formos fiéis aos nossos propósitos, ninguém será.

A ajuda de um coach nesses momentos pode ser fundamental para auxilia-lo a manter-se fiel nestes caminhos e segue uma dica:

Uma técnica bastante fácil é do planejamento diário.

Esta técnica pode ser feita num caderno, ou agenda, num software Excel, específico ou em aplicativos de móbiles, e consiste em basicamente:

1. Separar e descrever todas as atividades que devem ser feita no seu dia e compromissos;

2. Colocar o grau de relevância da mesma: urgente, importante e circunstancial;

3. Comece pelo o que é urgente, depois faças as importantes e por fim as circunstanciais;

4. Quando acabar o dia faça uma avaliação de cada atividade e compromisso e refaça a sua agenda diária para outro dia.

Coloque em prática e observe as mudanças que vão acontecer na sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *