Medo de falar em público

Medo de falar em público é mais comum do que a gente imagina. Um dos maiores medos dos executivos e dos jovens empresários ao apresentar seus trabalhos é falar em público. Uma pesquisa aponta que 80% das pessoas têm esse receio. O falar em público é mais do que expressar o domínio de um conhecimento ou mesmo de uma simples ideia. É escolher uma postura corporal, um tom de voz, um meio de contar algo que se ajuste adequadamente ao que se pensa. Fazer apresentações, falar em sala de aula, dar entrevistas, expor opiniões em reuniões, ministrar palestras e conferências faz parte do dia a dia de inúmeras profissões nos dias de hoje.

Entretanto, o medo de executar essa atividade é grande em muitas pessoas. O sentimento que predomina é o de ansiedade, tensão e receio. É possível até mesmo tentar evitar a qualquer custo essa exposição para não sentir-se desconfortável, evitando, assim, o temor e o mal estar. Hoje em dia, eu acredito que, toda carreira de sucesso está ligada também a saber falar em público.

É necessário entender que este medo não é natural. Ele foi adquirido. E como foi adquirido, devemos eliminá-lo e desmontá-lo. O medo nem sempre está ligado a fatos reais, ou seja, não é obrigatório que uma pessoa tenha tido uma experiência negativa ao se comunicar com alguém no passado e com isso virar uma lembrança que poderia ser considerada um trauma. O medo pode ocorrer pela imaginação, apenas pela fantasia, por ter visto alguém em situação embaraçosa, ou mesmo por associação de fatos. Como cada um vai lidar com os sentimentos é que faz toda a diferença na ação.

O primeiro passo é identificar os sintomas mais comuns de quem sente medo, que são:

– dificuldade de concentrar o pensamento, tremor nas mãos ou mesmo no corpo, suor em excesso, boca seca;

– coração acelerado;

– desvio do olhar;

– falar rápido;

– rosto avermelhado;

– pensar coisas negativas sobre si;

– pensar em uma avaliação ruim de outras pessoas sobre sua performance;

– sentimento de vergonha ou timidez.

Após reconhecer o sintoma, você não vai eliminá-lo por completo. Mas vai conseguir entendê-lo e assim administrá-lo melhor. Uma forma de adquirir uma nova postura a este medo é mudar o foco de sua apresentação, que muitas vezes está na preparação do que será falado e não como será falado, que é o mais importante.

ELIMINANDO O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO COM 3 TÉCNICAS DE COACHING

1. tenha um modelo de orador(a) que você admire;

2. faça espelhamento, ou seja treine como se fosse este modelo;

3. modele a sua forma com a desta pessoa que você admira.

Se sentir confortável em falar com público tem haver com a condição do orador, com ele se sentir confiante e seguro, e isto tem haver com o seu comportamento e a sua atitude perante a plateia. Uma boa maneira para adquirir esta segurança é ter clareza das situações citadas abaixo:

Qual o meu papel aqui;
Qual a emoção que quero passar;
Conhecer o conteúdo, não as palavras, mas o conceito do que quero passar;
Foque sua atenção nos benefícios que as pessoas terão ao ouvirem o que você tem a dizer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *