Mudar o foco e manter a disciplina

Para alcançarmos os nossos resultados, precisamos ter foco, ou seja, escolher pensar em resultados positivos. A disciplina é um fator imprescindível para o sucesso e é importante entender que ela começa na mente: precisamos treinar nosso cérebro e os nossos pensamentos.

Vamos conhecer a metáfora da lanterna?

– Onde você coloca o foco da lanterna, direciona o feixe de luz.

– O foco da lanterna apaga tudo o que tem em volta.

– Ou o foco te direciona para onde você quer chegar ou te afasta das suas metas: dependendo da pergunta que se faz, se questionar com possibilidade de erro, pode ter uma atitude negativa.

A Neurociência diz que se você tem um pensamento negativo, todo o seu cérebro segue essa linha de raciocínio. É importante prestar atenção no que causa dispersão da atenção, pois esse é o maior ladrão do tempo. Ou seja, pensar em coisas que não importam faz perder o foco. É preciso começar a mudar as perguntas – não as perguntas que se faz aos outros, mas as perguntas que você faz a si mesmo. Isso é mudança de atitude. Para ajudar, existe uma estrutura com 4 etapas para ter o foco e manter a disciplina:

1. Responda: onde está o seu foco na maior parte do tempo? Onde você gasta a sua energia e direciono o seu foco? O seu foco está no medo ou na ousadia?

2. Onde você quer manter o foco? É preciso definir o que quer e o que não quer;

3. Motivos para mudar: entender quais benefícios vai trazer para você e para os que estão em sua volta. Você deve se convencer e encontrar a sua motivação – perceber que há vantagens na mudança;

4. Faça bilhetes/lembretes que lembrem o seu foco: faça alguns com o nome da meta/ ou foco em vários lugares cotidianos. Isso acaba influenciando o ambiente de trabalho e/ou familiar.

Resumindo: a disciplina começa na mente e deve indicar ao cérebro onde se quer chegar/focar. E a mudança do foco muda a atitude e consequentemente muda os resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *