O cérebro é plástico

Você já parou para notar como o plástico, quando quente, molda-se a qualquer forma? Desde um simples copo até uma cadeira de avião. Depois que esfria, aquela forma acaba sendo a definitiva, até que o plástico seja esquentado novamente.

Nosso cérebro possui capacidade semelhante!

O Dr. Michael M. Merzenich, da Universidade da Califórnia, estuda o conceito de plasticidade cerebral há cerca de dez anos. Segundo o neurocientista, o cérebro possui a incrível habilidade de se desenvolver de maneira ativa.

1. A capacidade que o cérebro tem em se remodelar conforme as experiências do individuo, suas necessidades e fatores do meio ambiente;

2. O cérebro não possui um sistema genético fixo, ele é totalmente construído para mudar. O que nos confere a possibilidade de fazer coisas amanhã que não conseguimos fazer hoje.

E o processo da plasticidade cerebral é o que torna o indivíduo tão adaptável e versátil. Qualquer pessoa minimamente saudável é possível mudar e criar novas habilidade e atingir o que deseja.

Em regra, as pessoas não têm ideia da imensa capacidade de realização que possuímos quando focalizamos nossa mente para dominar uma determinada área. O problema é que, muitas vezes, estamos simplesmente dominando habilidades insignificantes, como:

• Ver televisão;

• Navegar no Facebook;

• Passar horas no trânsito;

• Trocar oito horas do dia, ou um terço da sua vida, por um pouco de dinheiro no final do mês.

O Passageiro é justamente essa identidade que se arrasta pela vida, sem dominar qualquer habilidade relevante durante toda sua existência. Isso gera um comportamento de carência. O Passageiro está sempre com a postura de receber algo, de conseguir alguma coisa da instituição ou das pessoas com quem interage.

Pense no funcionário que está sempre reclamando da empresa. No cidadão que está sempre criticando o governo. No marido que está sempre brigando com a esposa. Essa postura de carência surge por conta do apego aos fatores externos. Sempre que algo no mundo não está da maneira como o Passageiro deseja, ele reclama.

A pergunta fundamental então é: que habilidades significativas devemos dominar para melhorar a qualidade das nossas vidas?

Certamente, se um viajante do tempo chegasse do passado aos dias atuais, ficaria surpreso: as pessoas hoje têm em seus bolsos um dispositivo capaz de acessar praticamente todo o conhecimento da história da humanidade, e o utilizam apenas para curtir fotos ou ler notícias de fofocas.

Para não cairmos neste erro, como descobrir quais são as habilidades significativas que devemos dominar para melhorar a qualidade das nossas vidas?

Uma boa pista para encontrar a resposta é pensar no seu leito de morte. Imagine que você está nos últimos segundos de vida. O que você lamentará não ter feito?

Dificilmente alguém vai pensar algo como “oh, eu queria ter assistido mais à televisão” ou “ah, eu gostaria de ter passado muito mais tempo no Facebook”.

Se você selecionar habilidades significativas e focar-se em desenvolvê-las, sua qualidade de vida irá aumentar em níveis galopantes. “O foco concentrado é como um raio laser, capaz de cortar qualquer coisa que pareça estar detendo você.” Anthony Robbins, escritor

Essas são algumas habilidades que podem mudar sua vida significativamente para melhor:

1. Aprender a controlar suas emoções;

2. Aprender a dar significados às coisas intencionalmente;

3. Saber como gerenciar as suas finanças;

4. Entender como funciona, de fato, a nutrição humana;

5. Saber como praticar exercícios físicos com foco em saúde;

6. Aprender a se relacionar com as pessoas de forma positiva.

Considerando o conceito de plasticidade cerebral, praticamente não há limites para o que podemos realizar. Os limites são apenas os da razão: você não vai ser uma estrela do basquete se tiver um metro e meio de altura.

O que desejamos deixar claro é que qualquer habilidade que esteja dentro dos limites da sua razão pode ser aprendida. Independente da sua situação atual, com foco, estratégia e tempo você pode dominar o habilidade que desejar.

Um bom exercício:

Escolha uma habilidade que você quer a tempo dominar e comece a praticar diariamente. Você verá que em algum tempo, o que era totalmente difícil, torna-se totalmente realizável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *