Você pode ser a solução da sua equipe: Seja o líder!

 

Não existe liderança sem uma equipe. E não existe equipe sem pessoas com algo em comum entre si. Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa, equipe é um “grupo de pessoas que trabalham em conjunto para o mesmo fim”.

Assim, podemos entender que fazer parte de uma equipe significa trabalhar em conjunto, apoiar os outros membros sendo apoiado por eles, além de saber compartilhar com outros um objetivo em comum!

Mas em que consiste uma boa equipe?

O que será preciso para criarmos e gerirmos a nossa própria equipe ideal?

Existem diversas variáveis relevantes para este conceito, sendo que inevitavelmente o fator mais importante nele são as pessoas. Qualquer boa equipe sabe para onde se dirige e age nesse sentido.

Numa equipe, e principalmente num ambiente organizacional, é essencial que exista uma abordagem de trabalho bem definida. A informação deve ser circular para que os colaboradores tenham a perfeita noção do trabalho a fazer e ter claro quais os seus objetivos. Todas as pessoas precisam saber o que é esperado de si para poder cumprir.

Por outro lado, o que motiva as pessoas?

Qualquer pessoa gosta de sentir que faz algo de importante, algo que vai além e permite fazer a diferença. Se esse propósito for cultivado e estiver sempre presente, a equipe será capaz de incorporar nas suas atitudes e comportamentos vencedores, de forma a garantir mais vitórias, mais desafio, mais motivação!

Qual é a mais-valia de uma boa equipe?

Uma grande equipe tem necessariamente uma excelente capacidade de funcionar em conjunto. Colaboradores que têm capacidades diferentes podem apoiar-se mutuamente de uma forma que funciona, complementando-se e assim permitindo que o todo obtenha resultados através de um esforço conjunto.

Não se trata de uns serem melhores que outros. Trata-se de maximizar as potencialidades de sucesso e cumprimento dos objetivos, permitindo que cada um faça aquilo em que é melhor e associe com aquilo em que os outros são melhores.

O que une as pessoas?

Uma equipe forte e unida requer a existência de valores compartilhados.

Cada colaborador que participa na construção desta visão, a cada instante vai querer partilhá-la. E quando várias pessoas dividem a mesma visão mais facilmente ela se concretiza.

Qual é o fio condutor?

O líder tem o poder de ditar o sucesso ou o fracasso. Ele tem a força necessária para manter a equipe unida, permitindo espaço para a flexibilidade e individualização de cada um dos membros, sem que isso separe os colaboradores. Ou seja, um bom líder usa as diferenças dos colaboradores a seu favor e em benefício da equipe. Quanto mais consciência disso um líder tem, mais sucesso terá em concretizar os seus objetivos, os da equipe e os da organização.

Alguém disse que a união faz a força.

Acho que tem razão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *